6 Dicas para diminuir a retenção de líquidos no corpo

by - março 25, 2019

Costuma se sentir inchada ? Saiba as causas e como aliviar a retenção hídrica naturalmente


6 Dicas para diminuir a retenção de líquidos no corpo


A retenção hídrica como é chamada, é o acúmulo de líquidos em partes do corpo. Os membros mais afetados são os pés, pernas, barriga, braços e rosto.
Pode acontecer por diversos motivos: ingestão de medicamentos, muito tempo em pé ou sentado, fases hormonais (mulheres por exemplo tem muito inchaço na fase menstrual), inflamações, reações alérgicas.
Sedentarismo, sobrepeso,consumo excessivo de sal e bebidas alcoólicas, tabagismo, problemas renais, cardíacos ou hepáticos. 

Sabemos que estamos ''inchados'' quando apertamos a área e se forma uma covinha que demora um pouquinho a voltar ao normal. É fácil confundir gordura corporal com acúmulo de líquidos.
Quando isso acontece, algo não está funcionando corretamente no nosso organismo e é preciso mudar os hábitos e tentar descobrir a causa. 
pé inchado pela retenção de líquidos

Técnicas para minimizar o inchaço provocado pela retenção hídrica

O melhor a se fazer, é tentar voltar a circular o líquido de novo. Isso pode ser feito com bons hábitos alimentares e atividades físicas frequentes, outras técnicas simples são:

BEBA MAIS ÁGUA

Cerca de 70% do nosso corpo é feito de água e se os líquidos do seu corpo estão acumulando significa que você não está repondo adequadamente. Apesar de parecer contraditório, para eliminar líquido você precisa tomar mais líquido. Pois isso trará um efeito diurético, fazendo com que seu rim trabalhe mais e expulse mais líquidos do corpo pela formação de urina. 

TOME CHÁS DIURÉTICOS

Alem da água, pode se investir em sucos e chás diuréticos. Evite bebidas que desidratem como o café, por exemplo.
suco diurético com abacaxi


SE ALIMENTE MELHOR E EVITE OS EMBUTIDOS

Aumente a ingestão de vitaminas do complexo B. a vitamina B6 por exemplo, ajuda na formação de glóbulos vermelhos e diminui a retenção de líquidos.

DEIXE AS PERNAS ESTICADAS PARA CIMA
deixe as pernas para cima para aliviar  inchaço

Se o seu inchaço for nas pernas ou nos pés realize basta deixar as pernas esticadas para cima apoiadas sobre travesseiros ou encostadas na parede. Mantenha elas dessa forma por no mínimo 5 minutos.

EVITE ROUPAS E SAPATOS APERTADOS

Se sinta confortável, se você tem inchaços nas pernas e pés, pode aliviar isso usando roupas leves, quanto mais apertar a área pior, mais inchará.

FAÇA MASSAGEM LINFÁTICA

Também chamada de drenagem, dentre os benefícios dessa técnica feita com movimentos circulares, é o de direcionar  o líquido para os rins de forma a diminuir o inchaço rápido e evitar a formação de estrias e celulites. Você sabe que funciona pelo fato de logo depois da massagem ficar com vontade de fazer xixi. As gestantes são grandes adeptas dessas massagens, assim como as musas do mundo fitness. Você pode procurar um profissional, ou aprender técnicas simples de massagem para você mesmo executar em casa.


massagem linfática passo a passo

São dicas bem simples e talvez você já conheça todas, mas tratar a retenção hídrica é simples, porém só com mudanças reais de hábitos é que eliminará de vez esse incômodo.



Post por Suzi Gomes





Leia Também

0 comentários. Clique aqui para comentar!

Obrigada pela visita!

Seu comentário é muito bem vindo, caso tenha uma dúvida ou deseje expressar sua opinião, fique a vontade. Desde que não desrespeite esse espaço.