6 Formas de combater o cansaço e ser mais produtivo

by - abril 12, 2019

Tem dias que o seu sonho era não sair da cama ? Você não está sozinha (o). Atualmente, com essa correria que é a vida, é normal sentir cansaço. O que não é normal é quando sem muito esforço você continua assim.

Coala dormindo


Há muitos motivos para fadiga, desde problemas de saúde física a mentais. Nosso corpo trabalha como uma máquina, precisa estar em boas condições para que toda energia que temos seja bem aproveitada. 

O que você pode e deve fazer se perceber que anda mais cansado que o normal, é procurar um médico e fazer uns exames de rotina somente para ter certeza que essa fadiga não é uma problema de saúde.


Veja 5 formas de combater o cansaço e dizer adeus a procrastinação

1) Se alimente melhor. E quando falo isso não me refiro a comer mais e sim comer corretamente. Tire da sua vida as comidas pesadas e gordurosas, pobres em nutrientes e acrescente mais verduras, frutas, legumes, reduza o açúcar, o carboidrato, o sal.

Se necessário, utilize suplementos de vitaminas, o ideal é fazer um exame para saber a dosagem exata e quais vitaminas tem mais carência. Muitas vezes o cansaço é fruto de deficiência de vitaminas, uma anemia por exemplo, tem como um dos sintomas o cansaço.

2) Beba muita água. Sabia que desidratação nos deixa cansados ? Nosso corpo trabalha muito mais para driblar essa falta de líquidos. Tome a quantidade ideal de água.

A água limpa nosso corpo das toxinas, faz o corpo trabalhar melhor, regula nossa temperatura.

Para saber a quantidade ideal para você, faça o seguinte cálculo:

Seu peso x 35 = o tanto de água que precisa tomar por dia. EX: 60 kg x 35 = 2100 (2L 100 ml de água).

3) Reduza o café. Ah mas o café não é o queridinho quando o assunto é ter mais energia ?
Sim o café dá um up na gente, o problema é que é viciante, o efeito passa rápido e te leva a tomar mais, algumas pessoas são mais sensíveis que outros a cafeína. se você tomar além da conta terá insônia, se tomar café e não tomar o suficiente de água, ficará desidratado, pois o café é uma bebida que desidrata. 

Então substitua por sucos revigorantes ou um chá, chá verde por exemplo ajuda estimular o corpo, mesmo tendo cafeína isso não é um problema, porque ele também contem a L-theanina, uma substância que acalma, estimula a atenção, e quebra o efeito negativo da cafeína. 

4) Durma Bem. Obviamente, dormir bem é essencial. Mas para isso você precisa limpar seu sono. Evite computadores, tv e celulares antes de dormir. Tente não pensar nos problemas. Durma confortável. Muitas pessoas tem insônia, e todas as dicas anteriores podem ajudar nisso. Crie bons hábitos na hora de dormir.

5) Pratique atividade física.
Não use o cansaço como desculpa, é difícil ter ânimo mesmo para se exercitar. Mas a atividade física tem muitos benefícios, inclusive espantar a fadiga. Quando nos exercitamos enviamos alertas ao nosso corpo, liberamos substâncias que nos deixam mais alertas. Sem contar que praticar alguma atividade, nos faz produzir hormônios que ajudam a relaxar e dormir melhor. Dance, caminhe, pedale, faça qualquer coisa, só não fique parada ou deitada. Deixe isso para hora de dormir.

Não deixe nada para depois. Se você pode fazer uma tarefa agora, faça. Não fique deixando para o dia seguinte, pois além de acumular você está criando um mau hábito para a sua mente, tornando seu corpo preguiçoso. Crie cronogramas de atividade, execute as tarefas. 

São dicas simples, provavelmente você sabe disso tudo mas não pratica nenhuma delas. Pare e pense, comece a se cuidar. E se nada disso funcionar, por favor, procure um médico.
Post por Suzi Gomes

Leia Também

0 comentários. Clique aqui para comentar!

Obrigada pela visita!

Seu comentário é muito bem vindo, caso tenha uma dúvida ou deseje expressar sua opinião, fique a vontade. Desde que não desrespeite esse espaço.