Como Acabar com as Pontas Duplas e Secas Definitivamente

by - maio 14, 2019

Cansada de ver seu cabelo com as pontas ressecadas e cheio de pontas duplas ?
Muita calma, com medidas e mudanças de hábitos simples, você pode se livrar de uma vez por todas das pontas duplas e espigadas como eu consegui me livrar.

Como Acabar com as Pontas Duplas e Secas Definitivamente

Primeiramente vamos entender porque isso acontece.

Nosso cabelo é 85% formado pela queratina, que é composta por carbono,nitrogênio, enxofre, hidrogênio e oxigênio. Os outros 15% são: 12% de água e 3% de lipídeos.

estrutura do fio de cabelo humano

Quando a queratina está em desiquilíbrio, o cabelo torna-se opaco, fraco, o fio se parte causando as temíveis pontas duplas.

Algumas pessoas correm para cortar, mas preste atenção, se o cabelo estiver danificado, não vai adiantar, elas vão aparecer novamente. O ideal é começar um tratamento para recuperar os fios, começar um cronograma capilar, que nada mais é que dar ao seu cabelo as três etapas que ele precisa para ser saudável. Então você irá fazer em dias alternados a Hidratação, a Nutrição e Reconstrução ( essa a cada 15 dias).

Mas existem outros fatores que contribuem para pontas secas e duplas, vamos ver ? Para cada situação tem como reverter, então basta seguir as dicas.

Um dos maiores causadores de pontas secas e duplas são as químicas e as fontes de calor como chapinha, secador e babyliss.

O excesso deles causa a desidratação dos fios e deixam as fibras mais frágeis.

O primeiro passo seria diminuir o uso de tais aparelhos. Mas se você não consegue, deve sempre, sempre antes de usá-los aplicar um bom protetor térmico nos fios.

E além disso, usar corretamente os aparelhos. As chapinhas mais modernas, tem regulagem de temperatura que é muito bom, pois cabelos mais finos aguentam menos calor, a temperatura não deve ultrapassar 180º C. Para fios mais grossos de 200º C é o suficiente.

Jamais use chapinha ou babyliss nos cabelos úmidos.

O secador não deve ser quente demais e deve ficar afastado cerca de 15 a 20 cm dos fios.

Outro motivo comum é a escovação errada.

Não use muita força, escolha escovas e pentes para seu tipo de cabelo. Sempre desembarace antes de lavar, e comece sempre pelas pontas, depois pelo meio e por último da raiz, assim você evita que o cabelo se embole e acabe quebrando na tentativa de desembaraçar. Use produtos que ajude no processo.

Siga um cronograma capilar

Isso é super importante, a hidratação deixa os fios mais maleáveis, faça hidratações semanais. A nutrição repões os lipídeos, deixa os fios mais fortes e saudáveis. A reconstrução vai repor a queratina, engrossar os fios, reverter os danos causados pela química (caso use alguma, é essencial fazer reconstrução a cada 15 dias).


Faça umectações regulares com óleos, proteja o cabelo e principalmente as pontas com o pré-shampoo, que nada mais é que antes da lavagem, aplicar óleos ou máscara e lavar junto com o shampoo, protegendo assim dos sulfatos que podem abrir mais as cutículas e ressecar. Não exagere no uso de shampoo e nem esfregue seu cabelo com força


Evite os excessos, principalmente de carga de queratina, pois pode ter o efeito rebote.

Te indico ler o post a respeito do uso da queratina no seu cabelo.

Use reparadores de pontas, a base de silicone ou óleos, como óleo de argan, antes de dormir, até mesmo durante o dia se for preciso, ele ajuda a hidratar as pontas, dando uma aparência mais saudável aos fios. Aplique bem pouquinho para não pesar seus fios.

Cortar as pontinhas com regularidade (a cada 3 meses ou pelo menos a cada 6 meses) também ajuda, além de remover as pontas ruins, aparar o cabelo ajuda muito na saúde dos fios. Mantenha esses hábitos e em poucos meses verá bons resultados, digo isso porque deu certo para mim.

Viu?! Não tem nenhum mistério, basta cuidar que logo o problema se resolve.











Leia Também

0 comentários. Clique aqui para comentar!

Obrigada pela visita!

Seu comentário é muito bem vindo, caso tenha uma dúvida ou deseje expressar sua opinião, fique a vontade. Desde que não desrespeite esse espaço.