Dicas Infalíveis Para Cuidar da Pele Oleosa em Poucos Passos

by - novembro 09, 2019

Você tem pele oleosa? Maquiagem não fixa, lava várias vezes ao dia e mesmo assim a oleosidade aparece.
Eu já passei por isso e achava que tinha a pele oleosa, mas na verdade minha pele é mista, mas isso eu só descobri depois de iniciar uma rotina de cuidados que normalizou a pele.

Costumo dizer que no verão minha pele é mista e no inverno ela é normal. Fiz esse post para que você veja o que é mito e o que é verdade e qual a melhor forma de cuidar dessa pele.

Primeiramente, identifique se realmente você tem pele oleosa e quais fatores podem estar influenciando essa condição. 
Tem problemas hormonais ? Toma alguma medicação ? Tem uma alimentação desregrada ? Você limpa e hidrata a pele com frequência ? Esses são os principais fatores que influenciam na pele se ela é mais seca ou oleosa.


Características de cada tipo de pele



tipos de pele

Mitos e verdades sobre pele oleosa e o que fazer

caracteristicas da pele oleosa
Já conhece meu instagram ? Passa lá, tem várias dicas para cuidar dos cabelos e da pele

Vou explicar :


Pele oleosa assim como qualquer outra precisa de hidratação sim, a diferença é o tipo de produto. Geralmente a textura mais indicada são: o sérum, hidratante em gel, creme com efeito seco e que controlem a oleosidade e produtos livres de óleos (oil free).

Pele oleosa tem mais tendência a acne porque produz mais sebo pelas glândulas sebáceas. Acnes também podem ser de origem hormonal e alimentar, uma coisa acaba ligada a outra.

Em maioria quem tem a pele oleosa também tem cabelo oleoso, isso porque o couro cabeludo também tem glândulas sebáceas, se a causa for hormonal, medicamentosa ou genética, a oleosidade estará além do rosto.

Há quem não use protetor solar por medo de piorar a oleosidade, hoje em dia existe protetor de efeito matte, especial para pele acneica, para pele oleosa, com textura em gel... é só escolher e testar. Com certeza algum você vai gostar. Eu uso o da Vichy Idéal Soleil antiacne.

Alimentação influencia muito. Se você come muito comida gordurosa, você terá pele e cabelos oleosos. Logo vem a questão, se comer muito chocolate piora a pele, e isso é parcialmente verdade, que sim. 

Se for um chocolate mais gorduroso, estimulará a produção de sebo, assim como outros alimentos. 

Não é o chocolate em si, pois o cacau é rico em nutrientes que até ajudam na saúde da pele, o problema é a gordura usada. Então fica a dica, priorize o chocolate meio amargo e nada de excessos.
Evite doces, frituras, carnes mais gordas, foque em legumes, verduras e frutas.
Vai ver como a pele muda em pouco tempo.

Quanto ao tanto de vezes que lava o rosto, 2x ao dia é o suficiente (de manhã e a noite). Até porque se tirar demais a oleosidade isso força as glândulas a produzirem mais ainda. A pele precisa de oleosidade natural para manter a hidratação e proteção da pele. 

E sempre use sabonete, produto de limpeza próprio para o rosto. Nada de sabonete que usa no banho viu !! Isso agride demais a pele.

E por último, é parcialmente verdade que pele oleosa envelhece mais devagar, isso porque possui a camada lipídica mais espessa , o que evita a perda de água, assim as rugas demoram mais a aparecer. Porém o envelhecimento tem outras causas.

15 produtos indicados para pele oleosa e mista

sabonetes para pele oleosa



1- Vichy Gel limpeza profunda 
Desobstrui os poros, controla o brilho. Sem álcool, sem parabenos, hipoalergênico.
Com ácido salicílico e ácido glicólico.

2- Actine Control 

om extrato de Aloe Vera, proporciona uma sensação calmante e hidratante. É hipoalergênico, não comedogênico e não possui corantes.

3- Simple gel fresh
Formulado sem corantes, sem álcool e sem fragrância artificial, o Sabonete Facial Simple é hipoalergênico. Formulado com água purificada, vitamina E, e pró vitamina B5.

4- Deep Clean limpeza profunda- Neutrogena
Para peles oleosas e também mistas. Com hidroxiácido limpa de forma eficiente sem ressecar ou causar irritação. Penetra profundamente nos poros para remover as impurezas retidas e ajuda a eliminar as células mortas da superfície da pele.

5- Nivea controle do brilho
Possui microesferas para uma limpeza profunda sem fazer espuma. Pele equilibrada e sem brilho.É enriquecido com Algas Marinhas e Hydra QI e Vitamina E.

Tônicos para pele oleosa e acneica baratinhos

tônicos faciais para pele oleosa

1- Clean & Clear
Para todos os tipos de pele, inclusive a sensível. Tonifica e remove a oleosidade e a poluição retidas nos poros e prepara a pele para os demais tratamentos.

2 - Neutrogena acne proofing
Contém ácido salicílico, um poderoso aliado no combate à acne e aos cravos. Além disso, desobstrui, reduz os poros e evita o aparecimento de cravos e espinhas.

3- Higiporo, Davene 
Desenvolvido para remover as impurezas dos poros e controlar a oleosidade excessiva da pele. Possui uma formulação rica agentes que auxilia na vitalidade celular e promover que a pele fique tonificada e saudável na primeira vez de uso.

4- Loção Clearskin, Avon
Ajuda a remover sujeira e oleosidade da pele sem ressecá-la*. Refresca e limpa a pele. Formulado com ácido salicílico.

5- Tônico Facial Ruby Rose
Ajuda a remover sujeira e oleosidade da pele sem ressecá-la. Refresca e limpa a pele. Formulado com ácido salicílico.

Hidratantes para pele oleosa e mista


Hidratantes para pele oleosa

1- Gel hidratante , Granado
proporciona  toque seco e poros menos aparentes.
Ativo do Cogumelo Fomes Officinalis: ação adstringente, reduz a dilatação dos poros e ainda hidrata a pele para que ela fique macia.  Vitaminas do Complexo B e Aminoácidos: nutre e hidrata a epiderme.

2-  Creme facial nutritivo Nivea
Desenvolvido para promover uma nutrição intensa,  refresca e protege a pele, deixando a macia e firme durante todo o dia, além de hidratar por até 24 horas. Sua fórmula é leve e de rápida absorção.

3- MSM Cream 
Creme com enxofre orgânico,aloe vera e vitaminas A e D, não oleoso e de rápida absorção, ajuda a controlar oleosidade na pele, combate espinhas, eu uso há mais de 1 ano e amo.
É um produto importado, mas possível de encontrar em sites brasileiros. 

4- Nupill Derme Control Gel Hidratante Facial
Enriquecido com Aloe Vera e Ácido Salicílico que combinados com agentes hidratantes não oleosos, hidratam a pele de maneira equilibrada deixando-a livre de oleosidade e excesso de brilho.

5- Gel hidratante Fresh Avon Care, Avon
Livre de óleo, formulada com pepino e chá verde, absorção rápida, deixa pele hidratada e sequinha. 

Gostou do post ? Leia também

RECEITAS FÁCEIS DE SHAMPOO E SABONETE DE BABOSA/ALOE VERA




Leia Também

1 comentários. Clique aqui para comentar!

Obrigada pela visita!

Seu comentário é muito bem vindo, caso tenha uma dúvida ou deseje expressar sua opinião, fique a vontade. Não faça spam.