Como usar Vitamina C para clarear a pele e combater rugas

by - dezembro 21, 2019


Tem manchas ? Está precisando dá um up na pele? A vitamina C pode ser o que você procura. 


Os benefícios da vitamina C na pele

Também chamada de ácido ascórbico, todos já sabem que faz bem a saúde né? Mas seu uso tópico tem sido muito popularizado. É indicado para tratar peles oleosas, com acnes, manchas, combater o envelhecimento ...

A vitamina C tem características antioxidantes, ou seja, combate os radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento da pele, além disso ela é auxiliar no combate as manchas, uma vez que atua na uniformização do tom da pele.

Nosso organismo não metaboliza sozinho a vitamina C, sendo necessário a ingestão.
A dose diária recomendada dessa vitamina que precisamos é de cerca de 100 mg/dia,o que corresponde duas laranjas por dia.
Sendo que muitos outros alimentos possuem vitamina C. A ingestão de menos de 10 mg ao dia causa uma doença chamada escorbuto. 

Sabia que é uma vitamina hidrossolúvel ? Significa que ela é facilmente diluída em água e se ingerida além da conta, não causa intoxicação, pois será excretada pela urina.

Mas os benefícios dela ao ser ingerida não chega até a pele, os raios solares diminuem significativamente os níveis de vitamina C na derme e epiderme. Por isso a aplicação tópica se faz necessária.



Ação antioxidante: Sabe os radicais livres ? Aquelas moléculas que causam danos a pele quando a gente se expõe a poluição, raios solares, cigarro, álcool etc, tudo isso resulta em rugas, manchas, poros entupidos, uma verdadeira desgraça para nossa pele.
A vitamina C atua neutralizando essas moléculas.

Ação de proteção aos danos solares: preste atenção,ela não bloqueia os raios UVA e UVB, portanto não serve de bloqueador/protetor solar. O que ela faz é prevenir os danos que o sol causa, pode ser usada com protetor solar numa boa.

Ação clareadora: Ela atua inibindo a produção  excessiva de melanina (proteína presente no corpo que dá cor a nossa pele, cabelos,olhos e sua função é basicamente proteger da radiação solar). Ajudando a uniformizar o tom da pele, além disso ajuda na renovação celular que é importante para pele se manter viçosa e bonita.

Ação  de produção de colágeno: O colágeno é responsável pela firmeza e elasticidade da pele. Ao passar dos anos vamos perdendo essa substância. A vitamina C ajuda a manter essa produção e deixar a pele com ar mais jovial, prevenindo linhas de expressão.

Pode ser usada em qualquer tipo de pele, seja seca ou oleosa. É muito comum a combinação da vitamina C com outros ativos.

Combinar ácido ascórbico com outros ácidos

Vitamina c nos cosméticos,como usar ?

Existem muitos produtos no mercado, mas estabilizar a vitamina C não é a tarefa mais fácil do mundo. É um ativo que oxida facilmente e se torna instável em soluções aquosas.
Se exposto ao ar ou luz, pode se tornar inativo.

Para manter sua eficácia precisa estar em um nível de Ph de 3,5 ou menos.Se não ela não penetra em nossa pele, mas isso pode causar irritações em peles mais sensíveis. O ph da pele é entre 4,7 e 5,75. Acima desse valor é alcalino, abaixo se torna ácido demais.

Para solucionar isso, criaram os derivados de vitamina C que são:

Fosfato de ascorbil magnésio (FAM): Esse ativo se transforma em vitamina C ao entrar na epiderme, apresenta estabilidade com ph acima de 5, luz e calor. Não é compatível com
Bases aniônicas, ácido azelaico, ácido fítico, ácido kójico, ácido lático, ácido retinóico, hidroquinona e gel Carbopol e sua concentração varia entre 1-3%.

Palmitato de ascorbila (PA): é lipossolúvel que garante o transporte fácil para as células e não causa irritação.

Ascorbil fosfato de sódio: Esse gosta de ambiente com ph em 6-7, reduz a ação oxidativa, dependendo da formulação pode penetrar até a epiderme sem causar nenhuma irritação.

Tetrahexyldecyl ascorbate: derivado mais estável e com maior capacidade de penetração.

A vantagem de usar derivados é principalmente pela estabilidade e Ph menos ácido, que causa menos ou nenhuma irritação, e também costumam ser mais baratos.
A desvantagem é que a ação clareadora fica menos eficaz, mas isso pode ser corrigindo aliando outros ativos.

Algumas soluções incluem adição do ácido ferúlico, que além de potencializar a fotoproteção cutânea, também estabiliza a vitamina C.

VITAMINA C NA ROTINA DIÁRIA DE CUIDADOS COM A PELE

Pode ser usada da etapa de limpeza até a proteção solar. Seu uso é recomendado acima dos 25 anos.

Peles mais sensíveis devem começar com concentrações mais baixas, de 10% para baixo.
Peles mais resistentes, podem usar em torno de 20% sem problemas.

Produtos com vitamina C pura, não precisam ser usados todos os dias porque o ácido ascórbico acumula nas células por até 4 dias.
Já para produtos derivados, com baixa concentração, se tiver a recomendação diária pode usar dessa forma.

Pode ser usada de dia sem problema, juntamente com protetor solar.
Não existem relatos graves de efeitos colaterais, se usada em excesso ou em uma concentração maior que sua pele aguenta, pode ocorrer irritação, que melhora assim que o uso é suspenso.

creme facial com vitamina C


COMO ARMAZENAR CORRETAMENTE UM PRODUTO COM VITAMINA C

Como disse, é um elemento instável em sua forma pura, dê prioridade as fórmulas com nanoesferas, soluções mais viscosas ao invés de aquosas,soluções isentas de água são melhores. 
Guarde em local fresco, longe da luz solar. Se seu produto é de vitamina C pura e mudar de cor, pode ter oxidado e nesse caso não serve mais para o uso.

ALGUMAS DICAS DE PRODUTOS COM VITAMINA C QUE PARA INCLUIR NA ROTINA DIÁRIA

Vitamina c na rotina de skincare


Se você gostou desse artigo, leia também :



Você pode encontrar mais dicas de beleza e me acompanhar pelo Instagram @blog_suzi_gomes

Leia Também

0 comentários. Clique aqui para comentar!

Obrigada pela visita!

Seu comentário é muito bem vindo, caso tenha uma dúvida ou deseje expressar sua opinião, fique a vontade. Não faça spam.